Escrito por: João Aguiar

Projeto político é um objetivo macro definido por um político para conquista de espaço político, apoio eleitoral e partidário a fim de conquistar benefícios duradouros e importantes para um município, estado ou país.

Sabemos que um projeto é um esforço temporário para criar algo, podemos definir então que vamos nos destinar temporariamente a uma criação na qual o resultado será para muito tempo, o que poderíamos chamar de projeto político. Vamos então definir que faremos um projeto para definir um projeto político, pensando em longo prazo em uma construção de um ideal a fim de ocupar espaço, agregar valores e pessoas. Se observarmos na nossa história vamos notar que um projeto político nunca passou de um discurso, ou de uma ideia de um pequeno grupo que pensava em ocupar o poder e depois usou um partido para esse fim. Até por que política é uma ciência para os intelectuais que só agora passa a ser considerada uma profissão e por isso temos que nos preparar para ocupar os cargos disponíveis para os profissionais desta área. Para conquistar este espaço é fundamental que se tenha um projeto e em política as coisas acontecem de forma lenta, por isso temos que criar um projeto político.

 

Max Weber descriminou três formas de poder, a contratual que é baseada racionalmente sobre a fé e a ordem estabelecida; a tradicional que se fundamenta na crença nas santidades válidas desde sempre; e a carismática que se baseia na convicção na graça infusa, no heroísmo, no prestígio exemplar e excepcional de uma determinada pessoa. Para a construção de um projeto político precisamos saber sobre a história, a filosofia e sobre a política contemporânea, no momento em que decidimos ser político, temos que lembrar que tudo a nossa volta faz parte da política.

 

Karl Jaspers escreve: o pensamento racional nos faz separar liberdade de autoridade”.

 

Esse outro pensador deve ser base dos estudos para produção do projeto político, afinal entender sobre a autoridade é o que nos traz liberdade. Liberdade rejeitando a autoridade execrada - a autoridade dominando a liberdade. Entretanto a liberdade e a autoridade vão juntas”. O indivíduo sozinho, sem autoridade, perdido na arbitrariedade, não sabe onde está mais o seu dever. A autoridade sem liberdade deixa a força degenerar em terror. Assim aquele que se torna verdadeiramente livre aceita a autoridade.

 

A história tem mostrado que todo poder tem fim, não existe nenhum ser humano que seja poderoso ao ponto de sobrepor ao tempo, e nem um poder que se sobrepõe as ideias. Registros históricos dão conta, por exemplo, do período de apogeu do poder político e econômico mundial da Grã-Bretanha, quando ela liderou a globalização financeira do século XIX, sobretudo depois de 1830, provavelmente, segundo os analistas de mercados e ainda os cientistas políticos, dificilmente se repetirá, pois estamos vivendo uma nova ordem mundial. Outra observação da história mostra que toda transformação se deu a partir de uma ideia. Um homem só por querer faz mais do que dez homens por dever, essa frase tem autor desconhecido, mas se encaixa perfeitamente nesse trecho da matéria.

 

Sabendo que está nas mãos de um indivíduo a transformação do mundo, o projeto político deve começar de uma ideia, de uma força ideológica. Não acredite que os grandes líderes, os grandes homens da humanidade se fizeram por interesse em patrimônio financeiro. Tudo começa na ideia, tudo começa dentro de cada um.

Publicações Sugeridas

A primeira escola direcionada ao novo político. Não se trata de escola de política, o objetivo é preparar o novo politico ao mais importante salto, que é entrar na política e sobreviver aos métodos tradicionais ultrapassados e arcaicos. Seja bem vindo. Mente aberta aos novos rumos.

Novidades

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo, lançamentos e próximos eventos

Contato

Telefone
63 99293-4644
WhatsApp
63 99293-4644
E-mail
atendimento@escoladepolitico.com.br
Localização
110 Sul - Alameda 1 - Lote 64
Plano Diretor Sul
Palmas/TO
77020-142
© 2020 ESCOLA DE POLÍTICO - Todos os direitos resevados.